O que é espiritualidade?

O que é espiritualidade?

Muito se fala em espiritualidade, mas você já parou para pensar o que é espiritualidade? 

Espiritualidade não tem nada a ver com religião. Qualquer pessoa pode ser religiosa e não ser espiritual, ser religiosa e ser espiritual, ou ainda, não ser religiosa e ser espiritual. Portanto, quem pensa que para estar no caminho da espiritualidade precisa fazer parte de alguma religião, está muito enganado. Cada um sente dentro de si qual caminho deve seguir para desenvolver a sua espiritualidade, seja frequentando alguma religião (seja ela qual for) ou não, a resposta para isso está em você. O que importa mesmo, é que você busque desenvolver a sua espiritualidade, que é trilhar o caminho do conhecimento interior.

Espiritualidade é um estado de consciência. É ser fiel a sua essência e reconhecer que você é um ser espiritual vivendo uma experiência humana. É vibrar a energia do amor incondicional. É buscar pelo equilíbrio, pela paz, pela harmonia.. espiritualidade é reconhecer Deus em você, em tudo e em todos.

Espiritualidade é o caminho da evolução, do amor, da harmonia, do respeito… é o caminho da iluminação. Todos nós estamos de alguma forma precisando nos alinhar com o caminho da iluminação, e para chegar lá, precisamos percorrer um longo caminho. 

Quando você busca pela espiritualidade, chegará um momento em que você obterá um certo nível de maturidade espiritual, e algo muito forte e lindo florescerá dentro de você. A sua perspectiva amadurece, você começa a enxergar tudo diferente, você passa a ver com as lentes da luz, do amor, da alegria e de todos os sentimentos positivos. As boas energias serão constantes em sua vida caso a sua prática espiritual seja diária. Mas, não se iluda, pensando que a sua vida não terá mais problemas e obstáculos porque terá, enquanto estivermos nesta experiência humana, os problemas e obstáculos surgirão, o que muda é a forma como você vai lidar com eles. É claro que você sentirá os sentimentos negativos também, afinal, a vida humana é de altos e baixos, mas, sendo uma pessoa espiritualista, você saberá como sair desta sintonia bem mais rápido.

A espiritualidade é considerada como uma dimensão sem limites da experiência humana. Ela não pode ser completamente definida e comprovada. Há um mistério muito grande por trás dela, por isso que pessoas racionais demais duvidam da existência de algo maior.

A essência da espiritualidade é ter consciência da existência do Divino /Deus / Universo/ Todo (como você quiser chamar essa força maior), que habita o seu interior.

Quando cada pessoa se conecta dentro de si com a energia do Universo, tornamo-nos um só em energia.

O Divino, criou-nos em sua imagem e semelhança que é puro amor. Cada um de nós faz parte do Todo. É como se Deus fosse o oceano e todos nós fossemos as gotas, e quando cada um desperta o Divino que está dentro de si, voltamos para o oceano tornando-nos um com o Todo. E a partir desta conexão, infinitas possibilidades acontecem, tornado-se tudo possível.

Mas quando vivemos separados de Deus e de todos, vivemos de uma forma limitada do que realmente somos. Acabamos nos conectando com os medos e com todos os sentimentos negativos. Acreditamos em tudo aquilo que está fora de nós, focamos apenas no mundo material, nas banalidades, nas posses, nas opiniões alheias, nos status.. enfim, acabamos dando poder ao ego que nos controla e limita a nossa vida.

A pessoa pode ter tudo no âmbito material, mas se não for uma pessoa espiritualizada, acabará sentindo um vazio dentro dela, fazendo com que ela não consiga aproveitar a vida em sua plenitude, apenas “empurrará a sua vida com a barriga”. 

“Nós somos Deus em sua essência, somos uma “fatia” desse grande bolo, criados a sua imagem e semelhança. Temos em nosso interior, toda a força da divindade, que anseia por se desenvolver, crescer e evoluir.”

Para que possamos funcionar plenamente, todos os aspectos de nós mesmos devem estar equilibrados. Nossa mente, corpo e espírito devem estar em harmonia um com o outro. Não podemos nos concentrar no material e negligenciar o espiritual.

Você experimenta momentos espirituais quando você se conecta com a natureza, quando você anda por uma linda praia ou quando aprecia o pôr do sol. Você experimenta uma conexão espiritual com os outros quando você trabalha em conjunto para alcançar um objetivo comum, como angariar fundos para ajudar os necessitados. Quando estamos em sintonia com Deus, com a Natureza, um com o outro, e com nós mesmos, estamos sendo espirituais. Preservar a espiritualidade é respeitar a natureza de cada ser.

Como ser mais espiritual?

Aqui vai algumas das inúmeras dicas de como ser mais espiritual:

  1. Tenha tempo para você. Rejuvenesça o seu espírito e nutra-se, ouvindo música relaxante e meditando.
  2. Leia livros inspiradores que possam ajudá-lo a despertar a sua consciência.
  3. Ajude aqueles que precisam da sua assistência.
  4. Espalhe amor. Ao invés de encher as suas redes sociais com notícias desastrosas, experimente compartilhar mensagens de luz e amor.
  5. Pratique a gratidão. Há tantas coisas para agradecer na vida. Faça um caderno da gratidão, e todos os dias, escolha cinco ou mais motivos pelos quais você é grato. Esse exercício é transformador.

Com amor e leveza,

Mônica Motta.

Summary
Review Date
Reviewed Item
O que é espiritualidade?
Author Rating
51star1star1star1star1star

 

Mônica Motta

Mônica Motta

Eu sou Mônica Motta, catarinense, bacharel em direito por formação e empreendedora digital por amor.

Website: http://levezanaalmaa.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *