Ho’oponopono: o que é e oração original

Olá, hoje quero compartilhar aqui no blog, sobre um sistema havaiano de cura chamado ho’oponopono, que significa “reparar” ou “corrigir” um erro.

O ho’oponopono baseia-se na ideia de que somos 100% responsáveis pela nossa realidade.

Ho’o significa “causa” em havaiano e ponopono quer dizer “perfeição”. As duas partículas, quando unidas na palavra ho’oponopono, referem-se à correção de um erro. 

De acordo com os antigos havaianos, o erro nasce de pensamentos que estão contaminados por memórias dolorosas do passado, por isso, a coisa mais importante do ho’oponopono é a limpeza dessas memórias de dor, dos traumas, das crenças limitantes e dos condicionamentos que, conscientemente ou inconscientemente, vem afetando as nossas vidas.

O ho’oponopono oferece uma maneira de liberar a energia desses pensamentos dolorosos, ou erros, que podem nos causar o desequilíbrio e a doença. A maneira para purificarmos e liberarmos essas memórias de dor é fazendo a oração original do ho’oponopono (mais abaixo tem um vídeo para você escutá-la) ou então sob a repetição das quatro palavrinhas mágicas do ho’oponopono:  Sinto Muito, Me Perdoe, Te amo, Sou grata(o).

A identidade própria por meio do ho’oponopono não encara os problemas como uma provação e sim como oportunidades. Os problemas são apenas memórias do passado que se repetem e aparecem para nos conceder mais uma chance de enxergarmos com os olhos do amor e agir a partir da inspiração Divina.

O ho’oponopono é simplesmente um processo de solucionar problemas, mas ele é feito inteiramente dentro de nós e quando o praticamos, o que acontece é que a divindade pega o pensamento doloroso e o neutraliza ou o purifica. Mas para colocar o ho’oponopono em prática, não precisamos saber qual é o problema ou erro que temos, basta que a gente note algum problema em nós mesmos que estejamos vivenciando, seja ele físico, mental, emocional ou de qualquer outro tipo.

Depois que conseguirmos discernir o problema, a nossa responsabilidade é de começar imediatamente a limpar, purificar, dizendo:

“Divindade, limpe em mim as memórias que estão causando estes problemas. E transmute-as em uma pura luz.” Repita as quatro palavras mágicas abaixo várias vezes, você pode destacar uma que lhe toca mais naquele momento e repeti-la. Deixe sua intuição lhe guiar.

Quando você diz “SINTO MUITO” você reconhece que algo (não importa se saber o que) penetrou no seu sistema corpo/mente e você quer o perdão interior pelo o que lhe trouxe aquilo. 

Ao dizer “ME PERDOE” você não está pedindo a Deus para lhe perdoar, você está pedindo a Deus para ele te ajudar a se perdoar.

“TE AMO” transmuta a energia bloqueada (que é o problema) em energia fluindo, religa você ao Divino.

“SOU GRATO” é a sua expressão de gratidão, sua fé que tudo será resolvido para o bem maior de todos os envolvidos. 

Importante destacar é que não devemos limpar visando um resultado. Por exemplo: se você está com dificuldade de emagrecer, não faça a limpeza pedindo que você quer emagrecer até final do mês, isso não é ho’oponopono, apenas peça a Divindade para limpar as memórias que estão causando esse aumento de peso. Deixe a Divindade lhe proporcionar o bem. Não devemos nos apegar ao resultado final da limpeza, devemos apenas limpar as memórias que estão causando os problemas em nossas vidas e deixar a Divindade agir, pois como ela tem uma sabedoria suprema somente ela saberá o que é melhor para nós. O nosso trabalho é apenas limpar, purificar essas memórias, programas  ou dados que temos e que nos causam problemas emocionais, físicos e qualquer outro.

Resumindo, o ho’oponopono é um sistema que nos ajuda a limpar as nossas memórias, programas ou dados que carregamos em nosso interior, pois nós somos como um computador, cheios de arquivos dentro de nós que são as memórias, programas ou dados indesejáveis. E se não fizermos uma limpeza ou uma formatação no nosso interior, iremos carregar muitas memórias lixos durante a nossa vida inteira, dessa forma não conseguiremos nos conectar com as inspirações Divinas que estão o tempo todo querendo se comunicar conosco, pois nossa vida estará sendo guiada pelas memórias lixos.

Ser 100% responsável pela sua vida é tomar responsabilidade do que está acontecendo na sua vida que faz com que você experimente o que quer que seja de ruim. Só podemos ver o que vemos, porque os nossos dados estão vendo. A mente é só um cenário e os dados/memórias se movem por este cenário. Os dados são o que realmente está ocorrendo em nossas vidas, por isso, se os dados lhe dizem que você está experimentando sofrimento, você tem que ser responsável por isso. O que está acontecendo em você é simplesmente os dados se reproduzindo, e mais especificamente, as recordações se reproduzindo no seu subconsciente, contudo, estes dados/memórias/recordações indesejáveis, poderão ser apagados do seu subconsciente com o sistema do ho’oponopono.

Você apenas está deixando que os seus dados falem por você ao invés de escolher em não ter esses dados, apagando-os. Jesus disse: “ame seus inimigos” e o único inimigo são as experiências de suas lembranças se repetindo como críticas, ódio, ressentimentos, mágoas e etc. Assim, ho’oponopono é se apaixonar pelos dados, dizendo à recordação que está reproduzindo a raiva: “”te amo”, “sou grata(o)” por se mostrar e me dar uma nova oportunidade de me libertar.” Por isso, ho’oponopono é basicamente dizer as quatro palavrinhas mágicas. Assim, quando os dados forem apagados, estaremos em um estado “vazio” e quando estamos neste estado de ausência, vazio é quando a inspiração de Deus chega até nós. 

Quais dados vão dirigir a sua vida? As inspirações ou as memórias lixos? Você tem uma escolha e a escolha é ser ou não ser livre das memórias lixos. Você tem essa oportunidade de escolher, pois os dados dirigem a sua vida, basta escolher quais dados que você quer que estejam contigo. Há onze milhões de inspirações ocorrendo, e não estamos ciente delas por estarmos cheios de lixos em nosso subconsciente. 

Usando as palavrinhas mágicas do ho’oponopono, estaremos dando permissão para a Divindade limpar essas memórias lixos que muitas vezes nos paralisam com os medos que surgem, com as fobias, com as inseguranças… todos esses sentimentos não são você, são apenas memórias de dados mortos que você carrega e acumula ao longo de sua vida, por isso, ao praticarmos o ho’oponopono conquistamos a nossa liberdade interior.

Ao limparmos todas essas memórias, conseguiremos chegar a um estado zero e é a partir daí que conseguiremos ter uma conexão direta com a Divindade através da nossa intuição, e assim, nossa vida fluirá normalmente como deve ser, pois somente a Divindade sabe o que é melhor para nós, pois ela tem uma sabedoria suprema, um poder supremo, e uma bondade suprema, por isso, devemos praticar ho’oponopono e deixar a Divindade agir. Apenas devemos nos preocupar em ficar em paz, o resto é com ela.

A limpeza do ho’oponopono é ir dentro de si mesmo, especificamente dentro do subconsciente, já que tudo é controlado por informação, e a informação no nosso subconsciente está nos dizendo e nos ditando o que estamos vivendo, o que estamos experimentando.

Tudo está dentro de nós, os problemas causados pelas nossas memórias, assim como os julgamentos. Julgamos as pessoas porque compartilhamos memórias com elas. Se assumirmos 100% de responsabilidade por tudo que nossas memórias causam e fazemos a limpeza, purificando essas memórias em uma luz pura de amor, conseguiremos escutar através da nossa intuição, os “conselhos” da Divindade que são soluções, inspirações.. mas se continuarmos com as memórias lixos, não conseguiremos ter contato direto com a Divindade. Por isso, precisamos purificar, limpar, transformar as memórias. Ho’oponopono é isso, mágico e transformador.
Lembre-se: as soluções e os problemas estão dentro de nós e não fora. Tudo está dentro.  ♡

Conduzo a minha vida e os meus relacionamentos de acordo com as seguintes constatações:

1. O universo físico é uma manifestação dos meus pensamentos.

2. Se os meus pensamentos são destrutivos, eles criam uma realidade física destrutiva.

3. Se os meus pensamentos são perfeitos, eles criam uma realidade física repleta de AMOR.

4. Eu sou 100% responsável por criar o meu universo físico do jeito como ele é.

5. Eu sou 100% responsável por corrigir os pensamentos destrutivos que criam uma realidade doente.

6. Não existe o lá fora. Tudo existe como pensamentos na minha mente.

“Somos todos Seres Divinos, mas a mente só pode servir um mestre de cada vez. Pode servir as memórias repetindo os problemas, ou pode servir a Divindade que são as Inspirações.”

“Basta, apenas, dizer que, quando você quer ou deseja melhorar qualquer coisa na sua vida, existe somente um lugar onde procurar: dentro de você mesmo. E, quando olhar, faça-o com amor”.

“Jesus teria supostamente dito o seguinte: “Procurai primeiro o Reino (Zero) e tudo o mais será acrescentado (Inspiração).”

Abaixo, está disponível a oração original do ho’oponopono para você colocar em prática todos os dias. 

♡ Ho’oponopono – Oração Original! ♡

Divino Criador, Pai, Mãe, filho – todos em um.
Se eu, minha família, os meus parentes e antepassados ofendemos Sua família, parentes e antepassados em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o Seu perdão. Deixe que isto se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. E transmute essas energias indesejáveis em uma pura LUZ. E assim é.

Para limpar o meu subconsciente de toda a carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez durante o meu dia as palavras-chaves do Ho’oponopono:
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes. Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada de minha vida presente
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que eu fiz a eles antes, em alguma vida passada.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu quem pede perdão a esse alguém agora, por este instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Por este espaço sagrado que habito dia-a-dia e com o qual não me sinto confortável.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Pelas difíceis relações das quais guardo somente lembranças ruins.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e o que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo com minha escassez.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: Amo vocês, queridas memórias! Sou grato pela oportunidade de libertar vocês e a mim.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Neste momento, afirmo que TE AMO. Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados… TE AMO.
Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento.
SINTO MUITO, TE AMO.

Minha contribuição para a cura da Terra:
Amada Mãe Terra, que é quem Eu Sou…
Se eu, a minha família, os meus parentes e antepassados te maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações desde o inicio de nossa criação até o presente, eu peço o Teu perdão. Deixa que isso se limpe e purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas, transmute estas energias indesejáveis em uma pura LUZ. E assim é.
Para concluir, digo que esta oração é minha porta, minha contribuição, à tua saúde emocional, que é a mesma minha, então, esteja bem. E na medida em que você vai se curando eu te digo que…
Eu sinto muito pelas memórias de dor que compartilho com você.
Te peço perdão por unir meu caminho ao seu para a cura.
Te agradeço por estar aqui para mim…

E TE AMO por ser quem você é.

→ Para assistir ao vídeo sobre o ho’oponopono e para escutar a oração original:

Paz e Luz!

Do meu coração para o seu. ♡

Mônica.

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Ho'oponopono: o que é e oração original
Author Rating
51star1star1star1star1star

 

Mônica Motta

Mônica Motta

Eu sou Mônica Motta, catarinense, bacharel em direito por formação e empreendedora digital por amor.

Website: http://levezanaalmaa.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *